terça-feira, 28 de maio de 2013

Gestão Ambiental


   É um sistema de administração empresarial que dá ênfase na sustentabilidade. Desta forma, a gestão ambiental visa o uso de práticas e métodos administrativos que reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza.

Métodos e objetivos principais da gestão ambiental:


· Uso de recursos naturais de forma racional;
· Aplicação de métodos que visem a manutenção da biodiversidade;
· Adoção de sistemas de reciclagem de resíduos sólidos;
· Utilização sustentável de recursos naturais;
· Tratamento e reutilização da água e outros recursos naturais dentro do processo produtivo;
· Criação de produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental;
· Uso de sistemas que garantam a não poluição ambiental. Exemplo: sistema carbono zero;
· Treinamento de funcionários para que conheçam o sistema de sustentabilidade da empresa, sua importância e formas de colaboração;
· Criação de programas de pós-consumo para retirar do meio ambiente os produtos, ou partes deles, que possam contaminar o solo, rios, etc. Exemplo: recolhimento e tratamento de pneus usados, pilhas, baterias de telefones celulares, peças de computador, etc.


   Entre as principais características ou benefícios operacionais da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental para as empresas, pode-se destacar a redução da utilização da matéria prima e demais recursos produtivos, a redução da geração de resíduos e de custos utilizados para a disposição dos mesmos, além do aumento da utilização de recursos renováveis ou recicláveis.
   A preocupação ambiental tornou-se um fator de competitividade, facilitando a expansão de novos mercados. As empresas que souberam explorar bem este aspecto conseguiram cativar novos clientes, que possuem consciência ambiental, e que preferem pagar um preço mais elevado por mercadorias ambientalmente corretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário